Prótese de Panturrilha

Prótese de Panturrilha

Indicação:


A prótese de panturrilha é indicada para pacientes que apresentam pouca projeção na região da panturrilha, mais conhecida como “batata da pena”. Ao aumentar o volume desta região, torna mais harmônico o contorno das pernas, em relação às coxas.

A projeção produzida pela prótese de panturrilha é posterior e lateral, ou seja, a “batata da perna” terá ser volume aumentado para trás da tíbia (canela) e para o meio, reduzindo o espaço entre as duas pernas, harmonizando-as.

Tipo de anestesia:

Geralmente é peridural. Pode ser também anestesia geral.
Prótese de Panturrilha

Técnica Cirúrgica:

Ilustrações

Prótese de Panturrilha

1) A incisão (cicatriz) é na dobra posterior do joelho.

2) Abre-se a fáscia muscular (capa que envolve o músculo).

3) Coloca-se a prótese entre a fáscia e o músculo. 

4) Costura-se a fáscia e a pele.

Tempo de internação: 

12 a 24 horas.

Pós-operatório:

Deve-se evitar de andar muito e subir escadas. É comum um pouco de dor nas primeiras 48 horas, porém controlada com anti-inflamatórios e analgésicos.

Uma meia elástica deverá ser usada por ao menos 30 dias.

Complicações:
 

Apesar de muito raras, podem ocorrer: infecção, hematoma, seroma, alteração da cicatrização, trombose, extrusão da prótese.
Prótese de Panturrilha

Resultado definitivo:

O resultado definitivo de qualquer cirurgia plástica ocorre depois de 6 meses, devido ao amadurecimento da cicatriz. Porém, com dois meses a forma já estará praticamente pronta.

Perguntas – Prótese de Panturrilha
Cirurgia Plástica

Prótese de Panturrilha

1) A cirurgia de prótese de panturrilha deixa cicatrizes?

Toda cirurgia deixa cicatriz. A cicatriz da prótese de panturrilha localiza-se na prega da pele atrás do joelho, ficando bastante discreta na maioria dos casos.

2) A recuperação é muito dolorosa?

Não. A dor, que ocorre principalmente nas primeiras 48 horas, é tolerável e controlada com analgésicos e anti-inflamatórios.

3) Em quanto tempo poderei retornar ao trabalho?

Depende do tipo de trabalho. Trabalhos de escritório podem ser realizados em alguns dias, porém deve-se evitar dirigir e andar muito no mínimo nas duas primeiras semanas.

4) Quando poderei fazer exercícios físicos?

Depois de dois meses da colocação da prótese de panturrilha.

5) Como ficarão minhas pernas?

A prótese de panturrilha proporciona uma projeção da parte posterior e do meio da “batata da perna”, aproximando-as e reduzindo o espaçamento entre as pernas.

6) Quando poderei fazer depilação com cera?

Depois de um mês da colocação das próteses de panturrilha será possível fazer a depilação com cera. Antes disso, deverão ser usadas lâminas.

7) Existe risco da prótese estourar?

As próteses de panturrilha são bastante resistentes, sendo necessário um trauma muito forte para rompe-las. É mais fácil fraturar a perna do que romper a prótese.

8) Qual a anestesia utilizada?

Na maioria dos casos a anestesia peridural.

9) É possível associar a prótese de panturrilha a outras cirurgias plásticas?

Sim. Pode-se associar com lipoaspiração, prótese de mama, mamoplastia, outras cirurgias.

10) A prótese de panturrilha precisa ser trocada?

Toda prótese sofre desgaste com o tempo. Apesar do fabricante não indicar um tempo de duração da prótese, creio que um acompanhamento deve ser feito. Não creio em próteses definitivas, mas acredito que em torno de 30 anos uma reavaliação deverá ser feita. Uma cirurgia comum de troca costuma ser mais tranqüila que a colocação, pois toda cicatriz interna e distensão já ocorreram na primeira cirurgia.
Cirurgia Plástica
Indicação da Cirurgia Plástica de Lipoaspiração:

Procedimento pertencente à especialidade da cirurgia plástica, a lipoaspiração é uma cirurgia que tem como intuito a redução do volume e quantidade de gordura do corpo. A lipoaspiração não é feita para perder peso, nem retirar grandes quantidades (no Maximo 7%A do peso corporal). A maior mudança se dá na silhueta corporal e não balança.

Os melhores resultados das lipoaspirações são obtidos nas cirurgias em que o paciente apresenta gordura localizada, em áreas especificas e esteja perto do peso ideal. Cirurgias para retirada de grandes volumes de gordura, em áreas extensas têm maior probabilidade de deixar irregularidades e outras complicações.

A lipoescultura é uma lipoaspiração em que parte da gordura aspirada é usada para enxertar eu outras áreas, visasndo um maior preenchimento (glúteo, sulcos da face, etc.).

Anestesia da Lipoaspiração:

Depende muito da extensão da cirurgia, da área a ser operada e da quantidade de gordura lipoaspirada. Pode ser desde a anestesia local, local com sedação, peridural, ou geral.

Tempo de internação da Lipoaspiração:

Geralemente entre de 12 a 24 horas. Varia dependendo do volume de gordura a ser retirado e da área a ser operada.

Pós-operatório da Lipoaspiração:

O inchaço e roxidão costumam aparecer nas primeiras semanas, sumindo em 21 dias, na maioria dos casos.

Durante o 1o mês ddo pós-operatorio da lipoaspiração ocorre notável melhora do inchaço. A drenagem linfática é importante para ajudar nesta fase. O ultrassom é importante para evitar nodulações e fibrose. Uma cinta elástica deve ser usada por 1,5 mês.

Deve-se evitar esforços físicos por pelo menos 14 dias e sol por 2 meses ao menos.

Complicações da Lipoaspiração:

Como em toda cirurgia plástica, são raras as complicações em lipoaspiração. Hematoma, seroma, , infecção, irregularidades, trombose, acidentes durante a cirurgia são algumas delas.

O seroma é o acúmulo de um liquido claro na região operada, formando como uma “bolsa de soro”. É comum nas lipoaspirações em que não se deixa dreno e é tratado com punções para esvaziamento.

Como toda cirurgia plástica, para minimizar os riscos é de suma importância operar com especialista (membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica),

Resultado Definitivo da Lipoapsiração:

O resultado definitivo da lipoaspiração ocorre depois de 6 meses, porém com 2 meses o corpo é notavelmente outro.